loader image

O QUE É RETINA?

O QUE É RETINA?

A retina é uma estrutura com várias camadas que reveste internamente nosso olho. Ela é a responsável por transformar a luz que entra no globo ocular em estímulo nervoso, que é transmitido através do nervo óptico e de um caminho chamado de via óptica até o nosso cérebro.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DA RETINA?

O oftalmologista consegue avaliar a retina do paciente durante a consulta médica através do exame de fundo de olho ou mapeamento de retina. Após utilizar colírios para dilatar as pupilas do paciente, posicionamos uma lente em frente ao seu olho e, usando uma fonte de luz, conseguimos visualizar as estruturas da retina. Com certos equipamentos, é possível fotografar essa imagem. Muitas vezes ainda, o exame de tomografia de coerência óptica (OCT) de retina é solicitado para uma avaliação complementar.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DAS DOENÇAS DA RETINA?

Os principais sintomas relacionados a alterações retinianas são baixa visual, distorção da imagem central, moscas volantes. (Quer saber mais sobre moscas volantes clique aqui)

PRINCIPAIS DOENÇAS RETINIANAS

Retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e descolamento de retina estão entre as doenças retinianas mais comuns em todo o mundo e figuram entre as principais causas de cegueira.

Retinopatia diabética – Estima-se uma prevalência de diabetes de quase 10% na população mundial. O descontrole importante do diabetes pode afetar os vasos da retina, que passam a apresentar alterações ao exame de fundo de olho conhecidas como retinopatia diabética. Hemorragias, edema e até mesmo um outro tipo de descolamento de retina (chamado tracional) podem ocorrer em decorrência de complicações da retinopatia diabética. O controle da taxa de glicose no sangue é essencial para que essas complicações oculares não aconteçam. Além disso, tratamentos oculares como injeção intraocular, laser e até mesmo cirurgia podem ajudar na prevenção de perdas visuais irreversíveis. (saiba mais)

Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) – É uma doença que acomete a mácula, região da retina responsável por nossa visão central e de melhor qualidade. Ocorre principalmente após os 60 anos de idade, é uma das grandes causas de cegueira no mundo e sua ocorrência tende a aumentar com o envelhecimento da população. O diagnóstico e seguimento do quadro e o tratamento com injeções intraoculares nos casos indicados podem evitar perdas visuais severas em alguns casos. (saiba mais)

Descolamento de retina – A retina é uma fina estrutura que reveste a parte interna do nosso olho e, no tipo mais comum de descolamento (chamado regmatogênico), acontece um pequeno rasgo na retina, que sai de sua posição normal (descola da parede interna do olho) e causa uma baixa visual geralmente súbita. Muitas vezes, uma cirurgia de urgência (vitrectomia posterior) é indicada nesses casos. (saiba mais)

Outras doenças retinianas:

  • Oclusões vasculares da retina
  • Buraco de Mácula
  • Membrana Epirretiniana
  • Coriorretinopatia Serosa Central
  • Retinose Pigmentar

Escrito por Dra. Ana Cláudia De Franco Suzuki – CRM-SP 144.222. A reprodução parcial ou total desse texto sem autorização é proibida.

Qualquer dúvida procure sempre seu oftalmologista. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a)

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin