loader image

INJEÇÕES OCULARES PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS DA RETINA

COMO É FEITA UMA INJEÇÃO INTRAOCULAR?

As injeções intraoculares são uma forma de administrar medicações na cavidade intravítrea, ou seja, dentro do globo ocular, para tratamento de doenças retinianas. Essa injeção é feita na esclera (parte branca do olho) e, para isso, utilizam-se pequenas seringas com agulhas muito finas. Realiza-se o procedimento com todos os cuidados de antissepsia (na maior parte das vezes no centro cirúrgico), utilizando um colírio para anestesia geralmente associadoà sedação do paciente.

QUE TIPO DE MEDICAÇÕES PODEM SER INJETADAS?

Antibióticos, antifúngicos e anti-inflamatóriossão exemplos de medicações que podem ser administradas por essa via. Há aproximadamente 15 anos, o uso intravítreo de medicações chamadasanti-angiogênicas (que agem reduzindo o crescimento de novos vasos retinianos que são prejudiciais à retina) surgia e iniciava uma revolução no tratamento de doençasretinianas.

São medicações anti-angiogênicas muito utilizadas em doenças da retina:

  • Bevacizumab (Avastinâ)
  • Ranivizumab(Lucentisâ)
  • Aflibercept (Eyliaâ)

QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS EM QUE ESTÃO INDICADAS ESSAS INJEÇÕES?

  • Degeneração macular relacionada a idade (DMRI)
  • Complicações da retinopatia diabética como o edema macular diabético
  • Edema macular associado a oclusões vasculares da retina

QUANTAS APLICAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS?

Esse tratamento normalmente envolve pelo menos 3 injeções iniciais com intervalos de 1 mês entre cada uma – depois disso, a depender da doença e da resposta ao tratamento, podem ser necessárias mais injeções com intervalos de 1 mês ou intervalos mais longos. Nesse seguimento, a tomografia de coerência óptica (OCT) de retina é um exame muito importante para avaliar a necessidade de novas aplicações.

Escrito por Dra. Ana Cláudia De Franco Suzuki – CRM-SP 144.222. A reprodução parcial ou total desse texto sem autorização é proibida.

Qualquer dúvida procure sempre seu oftalmologista. Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a)

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin